Secretaria de Saúde afirma que não há registros de doses vencidas aplicadas no DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Secretaria de Saúde afirma que não há registros de doses vencidas aplicadas no DF

GDF divulgou nota após levantamento sobre vacinas fora do prazo de validade da AstraZeneca

Vacina Astrazeneca
Foto: REUTERS/Sergio Perez/via Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal desmentiu o levantamento feito pela Folha de S. Paulo, divulgado nesta sexta-feira (2/7), que apontou 77 doses vencidas aplicadas no DF.

De acordo com a pasta, nem sempre a vacina aplicada é registrada no sistema do Ministério da Saúde na mesma data em que foi administrada no paciente. A Folha afirma ter usado números do DataSUS, que sinalizavam que cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros, até o último dia 19 de junho.

Ainda segundo o GDF, a Saúde “dedica-se a identificar os possíveis erros e responsáveis que levaram a este desencontro de informações, bem como das medidas cabíveis a este caso”.

Veja a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:

A Secretaria de Saúde esclarece que não houve registro de vacinas aplicadas fora do prazo de validade no Distrito Federal. Esta informação é improcedente.

Ocorre que nem sempre a vacina aplicada é registrada no sistema do Ministério da Saúde na mesma data em que foi administrada no paciente. Caso o digitador não altere esta data de aplicação na hora de fazer o registro no sistema, corre-se o risco de a vacina ser registrada como uma aplicação fora do prazo de validade.

No momento, a Pasta dedica-se a identificar os possíveis erros e responsáveis que levaram a este desencontro de informações, bem como das medidas cabíveis a este caso. Por fim, a SES/DF ressalta que possui o controle de todos os prazos das vacinas armazenadas e distribuídas às regiões de saúde e que jamais distribuiria vacinas às bases de vacinação que não estivessem em conformidade com todas as normas de segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde.