Saúde do DF confirma 380 casos de varíola dos macacos

A maior parte dos casos de Monkeypox está na faixa etária de 20 a 39 anos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta segunda-feira (26/12), 380 casos de varíola dos macacos. A maior parte dos casos de Monkeypox está na faixa etária de 20 a 39 anos.

De acordo com a pasta, os exames laboratoriais descartaram outros 902 casos que estavam em investigação no DF. Há ainda 134 casos suspeitos sendo investigados.

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. A transmissão de pessoa para pessoa está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos.

A infecção ainda se dá a partir do contato com superfícies ou objetos recentemente contaminados. O vírus da monkeypox sobrevive por até 90 horas em superfícies.

Sintomas

Os principais sintomas são erupções na pele e alteração da temperatura corporal acima de 37,5º Celsius. A pessoa também pode ter dor no corpo, na cabeça e na garganta. O período febril tem duração de cerca de cinco dias.

Conforme a febre reduz, as lesões na pele começam a aparecer. Inicialmente, é uma lesão avermelhada, que se eleva e vira uma bolha com presença de líquido incolor, que com o passar dos dias, passa a ter o tom mais amarelado e evolui para um processo de cicatrização, virando uma crosta e depois se rompe da pele.

Sair da versão mobile