Relações entre Bahrein e Brasil crescem desde fundação de embaixada em Brasília, declara diplomata
Ainda segundo o diplomata, a aproximação dos dois país tem refletido diretamente na política
O Embaixador do Reino do Bahrein, Bader Alhelaibi, declarou, semana passada, que “as relações entre o Bahrein e o Brasil têm crescido notavelmente desde a fundação da embaixada em Brasília”.
Segundo Bader Alhelaibi, o Bahreim “tem alcançado notável em elevar as relações bilaterais”. A informação foi divulgada à imprensa na última terça-feira (30/8), durante um almoço na casa do embaixador, no Lago Sul, em Brasília.
Na ocasião, o diplomata fez um balanço das atividades da embaixada no Brasil desde seu estabelecimento em Brasília, em 2018. Cerca de 30 jornalistas de diversos veículos de comunicação estiveram presentes. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática (Abrajinter).
Ainda segundo o diplomata, a aproximação dos dois país tem refletido diretamente na política.
“Quatro rodadas de consultas políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países foram realizadas até o momento e a quinta rodada acontecerá em breve”, declarou.
A inauguração da embaixada brasileira em Manama, capital do Bahrein, ocorreu em 2021. Ainda segundo o diplomata, a aproximação dos dois países reflete também na criação dos Grupos de Amizade entre o Bahrein e o Brasil, no Senado e na Câmara dos Deputados.
Durante o evento, Bader Alhelaibi traçou um contexto histórico do país dele; além de explicitar aspectos atuais das relações diplomáticas entre Brasil e o Reino do Bahrein, iniciadas em 1974 e mantidas até hoje.
“No ano que vem, celebramos o jubileu de ouro do estabelecimento de nossas relações diplomáticas. Serão realizados diversos eventos e atividades ao longo do ano para comemorar essa ocasião, uma celebração significativa para os governos e os povos de ambos os países amigos.”
“O ano de 2024 também é importante para o Bahrein. O país do Golfo será anfitrião da 33ª Cúpula Árabe que terá a participação de 22 líderes árabes. Além disso, em março do próximo ano, minha nação celebrará o 20º aniversário do Circuito Internacional do Bahrein, onde acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1”, destacou.