Recém-nascida é encontrada dentro de cesto de lixo no DF
A bebê foi encontrada por lojistas ainda com cordão umbilical e restos da placenta
Uma recém-nascida foi encontrada, nesta segunda-feira (12/12), dentro de um cesto de lixo do banheiro de um centro comercial em Vicente Pires, no Distrito Federal.
A bebê, do sexo feminino, estava dentro de uma sacola plástica, ainda com o cordão umbilical e restos da placenta. Ela foi encontrada por lojistas que acionaram o socorro.
De acordo com o relato de testemunhas , por volta das 15h, clientes escutaram o choro de uma criança vindo de dentro do banheiro. A chefe de cozinha de um restaurante que fica no local foi até o banheiro e resgatou a criança.
Ela prestou os primeiros socorros com o auxílio de uma familiar que é medica e acionou o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A bebê foi avaliada e levada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) em bom estado de saúde.
Polícia Investiga
O caso foi registrado na 38ª Delegacia de Polícia, em Vicente Pires. A corporação acredita que a mãe da bebê deu à luz no banheiro e, na sequência, tenha abandonado a criança.
No local há câmeras de monitoramento e a polícia trabalha para identificar a possível suspeita.
De acordo com o Código Penal, abandono de incapaz é crime e pode resultar em pena de prisão de até três anos. O Distrito Federal contam com o programa de entrega voluntária, da Vara de Infância e Juventude (VIJ).
No local também é oferecido suporte psicológico para as mães.