Primeiro terminal de Santa Maria será entregue em junho, diz GDF
Localizada na quadra 401, unidade será a primeira da cidade, após 28 anos
Após 28 anos, a população de Santa Maria está prestes a ganhar o primeiro terminal rodoviário da cidade. Localizado na quadra 401, o novo ponto vai atender parte das quase 116 mil pessoas que moram na região. Com inauguração prevista inicialmente para setembro, o governo do DF (GDF) afirmou que até junho a construção estará finalizada, pois está em fase final de acabamento.
A previsao é que, no local, circulem uma média de 80 ônibus, de segunda a sexta-feira, com uma média de 440 viagens. Aos sábados, o transporte coletivo circula 324 vezes e, 293 aos domingos.
“Vamos entregar a obra antes do prazo previsto. Com uma junção de esforços será possível oferecer mais conforto e segurança à comunidade”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira.
O novo terminal será ponto de partida de linhas de ônibus circulares e linhas alimentadoras do BRT. O governo afirma que a estrutura também poderá ser utilizada para fazer a integração com as linhas do semiurbano do Entorno do DF.
Ao todo serão 10 boxes para embarque e desembarque de passageiros, além de 53 três baias de ônibus destinadas às pessoas que estão aguardando o transporte. A construção inclui banheiros, lanchonetes e um estacionamento com capacidade para 60 veículos e 25 motocicletas, bicicletário e paraciclo.
A obra custou R$ 4,8 milhões aos cofres públicos e foi custeada com recursos de emendas parlamentares e do orçamento do GDF.