Preso grupo criminoso que aplicava golpes em idosos com promessa de curandeirismo
Parte da organização criminosa foi presa na cidade de Itaberaba (BA)
Uma operação realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na terça-feira (17/8), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil da Bahia resultou na prisão de seis pessoas em flagrante suspeitas de aplicarem golpes em vários estados com a promessa de falsas curas. Parte da organização criminosa foi presa na cidade de Itaberaba (BA).
Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão contra integrantes do grupo criminoso que praticava estelionatos e furtos. Cinco veículos de passeio foram apreendidos com os envolvidos.
A investigação foi coordenada pela 31ª Delegacia de Polícia, em Planaltina. Segundo a corporação, após nove meses, a PCDF identificou e monitorou os crimes praticados pela organização criminosa na região administrativa de Planaltina.
“Eles agiam de modo a explorar a fé de idosos, oferecendo falsas curas, aproveitando-se da situação de vulnerabilidade para subtrair cartões e senhas das vítimas, obtendo valores de contas bancárias e empréstimos”, afirmou o delegado-chefe da 31ª DP, Fabrício Augusto Paiva.
Ainda no decorrer da investigação, a PCDF identificou que a organização criminosa também praticava os crimes em diversas unidades federativas, sendo que retornaram à cidade baiana, com R$ 500 mil, em espécie, provenientes de golpes aplicados em São Paulo.
Participaram da operação vinte policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.