População do DF imunizada não chega a 11%, aponta vacinômetro
Relatório divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que apenas 308 mil pessoas estão vacinadas com as duas doses contra a Covid-19
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), o Distrito Federal tem, aproximadamente, 3.055.149 pessoas. Dessas, apenas 308 mil estão vacinadas com a primeira e segunda dose contra a Covid-19. O número representa 10,09% da população do estado e foi divulgação pela Secretaria de Saúde por meio do vacinômetro, nessa terça-feira (25/5).
Ainda segundo a pasta, 603.948 pessoas já tomaram a primeira dose do imunizante. Os locais onde mais pessoas se vacinaram corresponde a Região de Saúde Central, que engloba as Asas Sul e Norte, Lagos Sul e Norte, Vilas Planalto e Telebrasília, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste, seguida da Região de Saúde Sudoeste em que aparecem as regiões administrativas de Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires e, em terceiro lugar aparece a Região de Saúde Centro-Sul, composta por Guará, Cidade Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.
O relatório apresenta ainda os dados sobre o recebimento das doses das vacinas no DF. Ao todo, até o momento, a Saúde disse que recebeu vinte duas remessas de imunizantes, totalizando 1.149.530 doses, sendo 612.960 doses da Coronavac, 508.400 doses da AstraZeneca e 28.170 doses da Pfizer.
Mesmo com a vacinação a passos lentos, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) afirmou durante a inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia, nessa terça-feira (25/5), que, até outubro, pretende ter de 70 a 80% da população vacinada.
“Temos muito sofrimento até lá, muitas vidas que serão perdidas. Só nos resta clamar para que as pessoas evitem aglomerações, se cuidem e cuidem dos familiares. As pessoas estão nas ruas como se a pandemia tivesse acabado”, disse o chefe do executivo local.
Plano de Vacinação
Atualmente, a vacinação no DF está voltada para os profissionais da Educação. Com início na última sexta-feira (21/5), nessa primeira etapa, estão sendo vacinados os profissionais que atuam em creches públicas e privadas e os gestores das escolas públicas, que seguiram no trabalho presencial desde o começo da pandemia, em 2020.
A imunização do DF começou em 19 de janeiro e foi direcionada aos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra o Covid-19, pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas), indígenas vivendo em terras indígenas e indivíduos acamados ou com internação domiciliar.
Posteriormente, após a chegada de novas doses o governo ampliou o grupo de trabalhadores da saúde e inseriu as pessoas com comorbidades dividindo esses grupos por idade.
A Secretaria de Saúde defende que o objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19.
Confira os pontos de vacinação AQUI
Combate à Covid-19
O Hospital de Campanha de Ceilândia é o terceiro a ser entregue pelo governo. Neste mês, os hospitais do Gama e o do Autódromo Internacional de Brasília, cada um com 100 leitos também começaram a operar. As três unidades atendem a pacientes diagnosticados com Covid-19.
Nas últimas 24 horas, o DF registrou 31 mortes e 839 novos casos da doença. Desde o início da pandemia, a capital do país soma 8.514 óbitos e 400.188 infectados pelo coronavírus, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do DF.