Policiais militares do DF vão ajudar nas buscas de vítimas no Sul da Bahia
Servidores do Batalhão de Aviação Operacional saíram da capital por volta das 6h desta terça-feira (28/12)
Cinco policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) embarcaram para o Sul da Bahia para atuar na ajuda humanitária às vítimas das enchentes. Os aviadores saíram do Distrito Federal por volta das 6h desta terça-feira (28/12).
A missão consiste em retirar pessoas das áreas de risco, além de transportar roupas, remédios, água e alimentos a locais onde não é possível o acesso por meio de transporte terrestre ou embarcações.
Os policiais do Bavop vão até Ilhéus, onde foi criado um Centro de Crise sob a coordenação da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a logística sob responsabilidade do Sistema Nacional da Defesa Civil.
A aeronave da PMDF e seus tripulantes entram em ação ainda nesta terça-feira sem previsão de término. “Tudo vai depender das condições meteorológicas do local. Sabemos que até o momento não temos sinais de que vai melhorar”, afirmou o TC Castellar.
Nessa segunda-feira (27/12), o governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, em caráter excepcional, o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) ao Estado da Bahia. O apoio ocorrerá, segundo o chefe do executivo, “enquanto durar [o estado de calamidade] em decorrência das fortes tempestades”.
Ao todo, 72 municípios estão em situação de emergência, 58 deles foram considerados também em situação de crise. Na tarde de segunda, Augusto Castro (PSD), prefeito da cidade de Itabuna, confirmou a morte de duas pessoas, elevando para 20 o total de mortos.