Polícia no DF cumpre 15 mandados de prisão e desarticula grupo de traficantes que vendiam armas
De acordo com a polícia, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão temporária
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (27), uma operação para desarticular uma organização criminosa armada voltada para o crime de tráfico de drogas e venda de armas de fogo. Batizada por a Operação Tifão, a ação policial é comandada pela 5ª DP.
De acordo com a polícia, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão temporária em regiões da Estrutural, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Águas Claras, Arniqueiras, Feira dos Importados do SIA e Ceilândia e na cidade de Águas Lindas, no GO.
Ainda segundo a PCDF, a investigação iniciou-se em 30 de agosto de 2022, após a prisão de dois homens, em flagrante, por tráfico de drogas. Na ocasião, eles foram flagrados transportando uma grande pedra de
crack em um armazenamento secreto no veículo que estavam.
Após a prisão dos autores, os policiais da 5ª DP analisaram o material que fora apreendido e constataram que aqueles traficantes integravam uma organização criminosa armada, especializada no comércio interestadual de
drogas e armas de fogo.
No decorrer da investigação, foram identificados outros integrantes da organização criminosa, além de alguns de seus fornecedores e consumidores. Foi verificado que alguns dos integrantes da organização criminosa também atuam com o comércio ilícito de armas de fogo.
Conforme apurado, os criminosos adquirem entorpecentes não só no Distrito Federal, mas em outros Estados da Federação, em especial nos Estados de Goiás e de Mato Grosso.
No Distrito Federal, o grupo atua com a venda de drogas no Plano Piloto de Brasília e em regiões da Estrutural, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Ceilândia.
Além dos policiais da 5ª DP (área central de Brasília), apoiam a operação policiais do Departamento e Polícia Circunscricional – DPC, da Divisão de Operações Especiais – DOE, da Seção de Operações com Cães – SOC/DOE e da Operação Tifão da PCDF desarticula grupo criminoso de tráfico de drogas e venda de armas de fogo.