Polícia do DF participa de operação para combater violência contra idosos
Agentes foram mobilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu início, nesta sexta-feira (15/10), à Operação Vetus 2, para combater a violência contra idosos. Agentes foram mobilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
Durante a ação, os policiais civis apuram denúncia do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e de canais locais. A operação é coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).
De acordo com a PCDF, há também o trabalho de instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas e cumprimento de mandados e medidas protetivas.
“A violência contra o idoso pode se manifestar por diversas formas: patrimonial, física, verbal e psicológica, havendo vários crimes na legislação com penas de até 30 anos de reclusão”, ressaltou a delegada ngela Maria dos Santos, chefe da Decrin.
Como denunciar
A Decrin, fica no Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Sudoeste, próximo ao Parque da Cidade. A delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Existem mais de 30 delegacias em todo DF, também para receber as denúncias.
Há a opção de denunciar por meio do telefone 197, pelo e-mail: denuncia197@pcdf.gov.br, ou WhatsApp: (61) 98626-1197.