Polícia do DF desarticula grupo que aplicou ‘Conto do Paco’ em vítimas no DF, GO e MG

Batizada por Operação Apáte e comandada pela 14ª DP, a ação contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) e envolve 40 policiais civis do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), uma operação desarticular uma organização criminosa de estelionatários que aplicava o golpe popularmente conhecido como “Conto do Paco”.

No crime, os estelionatários deixam cair um pacote de dinheiro no chão para “fisgar” a vítima. Quando a vítima pega o dinheiro e devolve ao criminoso, a vítima é chamada para receber uma gratificação pelo ato e segue o criminoso até determinado local. Invés de receber a gratificação prometida, a vítima é assaltada.

Na ação desta sexta, foram cumpridos sete mandados de prisão e seis de busca e apreensão no Distrito Federal.

Segundo a polícia, a quadrilha de criminosos é formada por sete homens e duas mulheres. Os crimes foram praticados nas cidades do Distrito Federal e nos estados de Goiás e Minas Gerais.

Alguns dos investigados colecionam 15 inquéritos; um deles 37 e um terceiro, 42 indiciamentos pelo mesmo crime. Um dos integrantes já possui 34 mandados de prisão expedidos pela Justiça. Caso condenados, os suspeitos podem pegar até dez anos de prisão.

De acordo com a PCDF, as investigações foram iniciadas a partir da constatação de um aumento do número de casos envolvendo esse tipo de golpe. Cumpridas as formalidades legais, os presos foram recolhidos à carceragem da PCDF, onde permanecem à disposição da Justiça do DF.

Batizada por Operação Apáte e comandada pela 14ª DP, a ação contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) e envolve 40 policiais civis do DF.

 

Sair da versão mobile