Polícia do DF apreende medicamentos vencidos e sem registro da Anvisa em clínicas de estética
A operação foi desencadeada após denúncia de que crimes contra a saúde pública estariam sendo praticados pelos responsáveis pelas clínicas
Na manhã desta quarta-feira (29), equipes da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf) da Polícia Civil do Distrito Federal deram cumprimento a mandados de busca e apreensão em duas clínicas de estética, situadas em Águas Claras e na Asa Norte, em Brasília.
A operação foi desencadeada após denúncia de que crimes contra a saúde pública estariam sendo praticados pelos responsáveis pelas clínicas.
Após apuração, conduzida pela Divisão de Proteção ao Consumidor (DPCON) da Corf, a polícia encontrou no local, medicamentos sem registro na Anvisa, mantidos em um depósito. Os medicamentos eram utilizados em procedimentos estéticos inadequados, causando risco à saúde dos consumidores.
De acordo com as investigações, em um dos casos, a vítima sofreu queimaduras de segundo grau. Os investigados se utilizavam de medicamentos sem registro na Anvisa como forma de baratear os procedimentos. A polícia também encontrou medicamentos vencidos e com a utilização indevida de responsável técnico.
A operação, que contou com a presença da Vigilância Sanitária, tem relevância em especial por conta de se tratar de final de ano; época em que os crimes contra as relações de consumo tendem a aumentar por conta da própria demanda. Nessa ação, foi lavrado termo por parte da Vigilância Sanitária.