Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades podem agendar vacina contra a Covid-19 no DF
Agendamento poderá ser realizado, nesta quarta-feira (12/5), para quem se cadastrou ou irá se inscrever na página da Secretaria de Saúde
A partir desta quarta-feira (12/5), pessoas com comorbidades que tenham entre 50 a 54 anos poderão agendar a vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), é necessário possuir cadastro no mesmo site para fazer o agendamento.
O cadastramento está disponível para quem tem entre 18 e 59 anos e possui as seguintes comorbidades:
- Diabete melitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente (HAR);
- Hipertensão arterial – estágio 3;
- Hipertensão arterial – estágio 1 e 2 com LOA ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da Aorta; dos grandes vasos e fístula arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos;
- Doença cerebrovascular;
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose hepática.
Com relação ao agendamento, segundo a pasta, ocorrerá mediante a abertura de vagas. Ao acessar a página, já é possível agendar a vacinação para esta quinta-feira (13/5), em um dos 55 pontos de vacinação espalhados pelo Distrito Federal.
A Saúde destaca que os paciente que não têm registro recente de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) precisam levar o relatório médico que comprove a comorbidade no dia da imunização.
“O DF está avançando na vacinação contra a covid-19 conforme o Ministério da Saúde tem enviado doses. Nós já vacinamos pouco mais de 40 mil pessoas com comorbidades desde a semana passada. Agora é possível avançar um pouco mais na faixa etária desse público”, avalia o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.
Divino ressalta, ainda, como a Secretaria de Saúde tem planejado a campanha de vacinação no DF. “Temos trabalhado com uma estimativa populacional, mas é muito importante que todas as pessoas realizem seu cadastro de forma antecipada, pois isso facilitará, e muito, o planejamento estratégico da vacinação no grupo de comorbidades”, explica.