PCDF mira grupo que falsificava cartuchos e toners de impressoras

Durante as diligências, foram encontrados nos estabelecimentos centenas de toners e cartuchos falsificados

Nesta segunda-feira (8), seis equipes de policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e as Fraudes – CORF/PCDF, cumpriram mandados de busca e apreensão em seis estabelecimentos comerciais localizados na Asa Norte, Setor de Indústria Gráfica e Samambaia.

Após investigação conduzida pela CORF, foi constatado que esses locais funcionavam como depósito e ponto de venda de cartuchos e toners de impressoras falsificados, de qualidade inferior, sendo comercializados como produtos originais, muitos deles com selos falsificados dos fabricantes, o que acarretava prejuízos aos consumidores.

Durante as diligências, foram encontrados nos estabelecimentos centenas de toners e cartuchos falsificados. A operação, denominada CROMA, em referência à cor e impressão, contou com a participação do Instituto de  Criminalística, IC/PCDF, responsável pela elaboração de exames e laudos periciais para verificar a autenticidade dos produtos. Essa operação faz parte da política da PCDF de enfrentamento e combate à pirataria, incluindo os crimes contra a relação de consumo e contra a propriedade industrial.

Segundo a PCDF, “destaca-se a relevância dessa ação devido ao grande número de consumidores prejudicados, havendo até mesmo suspeitas de venda para órgãos públicos.”

Após as diligências, os produtos foram apreendidos, marcando a primeira etapa das investigações. Agora, a PCDF explica que “o foco é ampliar as investigações para identificar a origem das mercadorias.”

Sair da versão mobile