PCDF faz operação para apurar superfaturamento em contratos da Secretaria de Turismo

Em sua maioria, são alvos da operação servidores públicos da Pasta

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR/DECOR), deflagrou a Operação “El Dorado”, na manhã desta terça-feira (21/9), com o objetivo de apurar possível superfaturamento nas contratações realizadas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Em sua maioria, são alvos da operação servidores públicos da Pasta. Ao todo, agentes da PCDF cumprem oito mandados de busca e apreensão, sendo sete deles no DF e um em Goiás, sendo que alguns em residências e sedes das pessoas jurídicas envolvidas no esquema, além da própria Setur, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Foto: Operação "El Dorado". Foto: PCDF/Divulgação
Foto: Operação "El Dorado". Foto: PCDF/Divulgação

As buscas visam à obtenção de elementos probatórios para reforçar as investigações em andamento, iniciadas em maio/2021, após uma denúncia anônima com a informação de superfaturamento.

Segundo a PCDF, a Setur-DF alterava para uma maior metragem alguns locais onde seriam realizados os serviços, assim, os contratos teriam um valor maior. Além disso, a corporação identificou a compra de bens por valores bem maiores aos de compras anteriores feitas pelo próprio órgão.

Em um dos casos analisados pela PCDF, a área fixada como base para a realização de serviço de lavagem e desinfecção nos centros de atendimento ao turista (CAT’s) variou cerca de 273% acima do tamanho real.

Em outra situação, as investigações revelaram uma variação superior a 2000% em um contrato celebrado em 2020, tendo como base uma celebração similar feita em 2019. Esse contrato de serviço seria para o controle de vetores e pragas urbanas.

Nome da Operação

Batizada de Operação El Dorado, o nome faz alusão a El Dorado, suposta cidade lendária que em verdade nunca existiu. O sonho de encontrar El Dorado, uma mítica cidade de ouro perdida na selva sul-americana, levou muitos conquistadores a se aventurarem, inutilmente, por florestas e montanhas.

Sair da versão mobile