PCDF desarticula esquema de tráfico de drogas sintéticas vendidas pela internet
O principal investigado, um homem de 25 anos, especializado na área de informática, foi preso na região do Recanto das Emas, no DF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta manhã (3), uma operação para combater o tráfico de drogas sintéticas comercializado pela internet. Durante a investigação, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da PCDF trabalhou em ação conjunta com a Polícia Civil do Piauí e o Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça.
Denominada de Operação Abissal, a ação da polícia nesta sexta cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão expedidos pela Justiça do Estado do Piauí. O principal investigado, um homem de 25 anos, especializado na área de informática, foi preso na região do Recanto das Emas, no DF.
Segundo as investigações, os criminosos, residentes no Distrito Federal, utilizam a *Dark Web para comercializar drogas sintéticas para diversas localidades do Brasil. A rede digital – *Dark Web – pode ser classificada como uma parte da internet em que os sites não estão indexados e que só podem ser acessados por navegadores especializados, sendo geralmente utilizada por criminosos com o objetivo de dificultar a atuação policial.
Após a descoberta de um site especializado em vender drogas sintéticas dentro da respectiva plataforma da web, a PCDF iniciou as investigações. Segundo a polícia, a droga sintética era enviada de forma postal, pelos Correios, saindo do Distrito Federal com destino aos endereços de usuários/clientes.
Uma equipe policial conseguiu monitorar essas remessas de drogas, que tiveram destinatários por todo o país; dentre eles se destaca o Estado do Piauí, conforme explicou o delegado Eduardo Fabbro. No local da prisão, os investigadores apreenderam computadores e dispositivos informáticos ligados à comercialização de drogas.
A operação da PCDF também contou com o apoio da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD) e participação de 14 policiais civis do DF e três agentes do Ministério da Justiça para dar cumprimento às medidas judiciais.