PCDF deflagra Operação São Francisco para combater maus-tratos a animais em Ceilândia
A operação não resultou em nenhuma prisão em flagrante, pois a grande maioria das denúncias apuradas se mostrou improcedente
Nessa sexta-feira (19), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 15ª DP, deflagrou a Operação São Francisco, para combater crimes de maus-tratos a animais na circunscrição policial de Ceilândia.
Durante a operação, foram apuradas 20 denúncias anônimas de maus tratos a animais que, em sua maioria, informavam casos de abandono de cachorros em lotes após a mudança dos donos, de manutenção de animais em locais impróprios ou com falta de higiene e asseio.
A operação não resultou em nenhuma prisão em flagrante, pois a grande maioria das denúncias apuradas se mostrou improcedente. Contudo, em alguns casos os tutores foram orientados a melhorar as condições de guarda e cuidado dos animais, sob pena de responderem pelo crime de maus tratos em uma fiscalização futura.
Segundo a PCDF, a 15ª DP recebe diversas denúncias de maus tratos a animais por semana e a operação São Francisco será uma ação contínua da delegacia para apuração de todos os fatos denunciados.
Vale ressaltar que o crime de maus tratos a animais, quando envolve gatos e cães, possui pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. No caso de outros animais, a pena prevista é a de 3 meses a 1 ano e multa.