PCDF cumpre mandado contra grupo que ameaçou servidores de delegacia
Segundo policiais, autores estavam inconformados com apreensão de diversos veículos durante uma ação policial que ocorreu no dia 5 de maio
Policiais civis da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) deflagraram, na manhã desta terça-feira (15/6), a segunda fase da operação Asa Branca. Ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa que ameaçou servidores da delegacia.
Segundo a PCDF, os autores estavam inconformados com a apreensão de diversos veículos durante ação policial que ocorreu no dia 5 de maio. Logo depois, em 8 de maio, eles ameaçaram e tentaram intimidar servidores da 38ª DP. Na ocasião, três acusados foram presos em flagrante pelos crimes de organização criminosa e coação no curso do processo.
Conforme apuração, o grupo é voltado para a prática dos crimes de usura, estelionato, falsa comunicação de crime, parcelamento ilegal do solo, falsificação de documentos públicos e privados e lavagem de dinheiro.
Empréstimo de dinheiro
Os policiais também verificaram que o modus operandi deles era de emprestar dinheiro a juros, pegando veículos automotores dos interessados como garantia. Após se apossar dos automóveis, os criminosos se apropriavam dos bens, mesmo quando eram ressarcidos.
“Em alguns casos, chegavam a registrar falsas ocorrências policiais de furto ou roubo dos automóveis para justificar a não devolução para os proprietários”, informou a PCDF.
Durante a ação, foram apreendidos diversos documentos, como cheques, notas promissórias, procurações de veículos e de imóveis, documentos de terceiros, joias e cinco automóveis. Além disso, houve a apreensão de 15 rubis avaliados em R$ 728.847.
Os mandados foram cumpridos no Guará I e II, na Asa Norte, na Asa Sul e no Park Way.