PCDF apreende em flagrante adolescente apontado como autor de estupros virtuais
Na ocasião, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, celulares e computadores que eram usados pelo adolescente alvo da investigação
Na última sexta-feira (12), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu um adolescente de 17 anos, apontado como autor de estupros virtuais. A ação policial conjunta deflagrada pela Delegacia da Criança e do Adolescente I – DCA I (Asa Sul) e Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC, contou com o apoio do Instituto de Criminalística – IC/PCDF.
Na ocasião, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, celulares e computadores que eram usados pelo adolescente alvo da investigação. Segundo a polícia, esses equipamentos serão submetidos a exame pericial para auxiliar nas investigações dos crimes de estupros virtuais; além de possíveis outros atos infracionais cometidos.
Durante as buscas, o perito criminal da PCDF conseguiu acessar os arquivos no computador usado pelo adolescente, fato que permitiu a apreensão em flagrante do adolescente por os atos infracionais equivalentes aos crimes de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, que contenha fotografia, vídeo ou outra forma de registro cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.
O adolescente foi encaminhado à Vara da Infância e poderá será ser submetido a medidas socioeducativas, dentre estas, a depender do caso, até mesmo de internação.
Outro ponto que merece atenção foi o ambiente doméstico que o jovem está inserido. A casa em que reside com seu responsável, apesar de localizada em Região Administrativa de classe média, estava bastante inóspita, com baratas em todos ambientes, sujeira no chão, cozinha com restos de comidas, latas de cerveja no banheiro, denotando um verdadeiro abandono familiar.
A PCDF alerta aos pais e responsáveis legais a respeito do risco que o “abandono digital” pode causar. É necessário que haja vigilância e monitoramento constante do que as crianças e adolescentes estão acessando, com quem estão conversando e os tipos de redes sociais usadas, pois estão sujeitas a todo tipo de perigo existente no mundo virtual.