Páscoa: bebês internados ganham ensaio fotográfico no DF; veja fotos
Iniciativa tem o intuito de humanizar o atendimento e dar a oportunidade para que as mães levem boas recordações do HRSM
Equipes que trabalham no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) entraram no clima de Páscoa e decidiram não deixar a data passar em branco para os pequenos e frágeis bebês internados na unidade que lutam pela vida. Por isso, foi preparado um ensaio fotográfico especial para celebrar essa data, no intuito de humanizar o atendimento e dar a oportunidade para que as mães levem boas recordações da unidade de saúde.
No cenário dos bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) preparado pelas técnicas de enfermagem, não faltaram detalhes de fofura, começando pelos lindos bebês rodeados de cenouras e coelhos de Páscoa. Eles deram um show fantasiados com orelhas alongadas de várias cores: laranja, brancas, floridas, amarronzadas, azuis. Cada detalhe foi registrado pelas lentes da câmera da fotógrafa profissional Tatiana Araújo, que se voluntariou para o ensaio realizado.
Michelle Donadeli, chefe de Serviços de Enfermagem da UTI Neonatal, afirma que o intuito da ação, além de humanizar a assistência aos recém-nascidos internados, foi tornar o momento de internação mais leve e menos doloroso também para as mães desses bebês. “A equipe de técnicas em enfermagem da UTIN fez a organização, tomando todas as medidas e cuidados, para realizar o ensaio fotográfico com os bebezinhos em comemoração à Páscoa. As mães ficaram extremamente empolgadas no momento do ensaio”, contou.
Para fazer o ensaio, foram adotados diversos cuidados com os bebês. “Cada recém-nascido foi avaliado previamente para constatação de que seu quadro clínico encontrava-se estável. Os bebês foram posicionados com auxílio da equipe de fisioterapia e todos os itens utilizados nos cenários foram higienizados antes e após cada bebê fotografado”, contou Michelle. Ao todo, 20 bebês participaram.
Na Unidade de Cuidados Intermediários, quatro bebês participaram da ação. Os cliques foram feitos pela chefe do Serviço de Enfermagem, Lorena Cardoso Mendes, e pela enfermeira rotineira, Rosane Abreu Medeiros, que também montou o cenário, preparado semanas antes em conjunto com o terapeuta ocupacional, com recursos doados pela própria equipe.
“Pensamos na segurança dos bebês, higienizando todos os materiais no dia da foto, organizando os pacientes conforme as suas precauções e estabilidade hemodinâmica. As mães sempre por perto”, disse Rosane.
Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que faz a gestão do HRSM, explica que ações de humanização são importantes não só para os bebês, mas também para as mães e para as profissionais que atuam no setor e se dedicam a ofertar um ambiente mais acolhedor.
“A humanização é um dos pilares do nosso atendimento, e fundamental em situações como essas, podendo contribuir, inclusive, na recuperação mais rápida dos nossos pacientes”, disse.