Paratleta de Valparaíso de Goiás conquista medalha de prata no Meeting Paralímpicos de Brasília
Wellington Rafael, que reside no interior goiano, ficou na segunda posição no halterofilismo na competição nacional

Natural da Paraíba, mas morando em Valparaíso de Goiás, o paratleta Wellington Rafael conquistou uma medalha de prata em um torneio nacional neste último fim de semana. Aos 29 anos, em 2021, a vida dele sofreu uma grande reviravolta quando um acidente de carro o deixou paraplégico. Mesmo com todas as dificuldades, ele viu no esporte uma nova possibilidade e foi premiado neste último sábado (16) no Meeting Paralímpicos Loterias Caixa de Brasília.
Após um período acamado devido a uma úlcera por pressão, Wellington descobriu sua paixão pela musculação e pelo halterofilismo. Essa conquista é o primeiro passo para o paratleta que tem o desejo de chegar a primeira colocação e também o sonho de representar o Brasil no campeonato mundial.
Para o torneio, Wellington Rafael realizou uma dieta rigorosa, excluindo açúcar e sódio de sua alimentação, além de também ter passado por momentos de estresse. Com sua persistência inabalável, ele não apenas bateu o peso da categoria, mas o fez com qualidade e força impressionantes.
Neste ano, além de Brasília, o Meeting já passou por Manaus (AM) e Campo Grande (MS) no mês de julho. Em agosto, o evento aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento ainda vai passar por Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
O objetivo do Meeting é desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Por Felipe André, do Mais Goiás