Órgãos de fiscalização de trânsito visitam Túnel de Taguatinga – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Órgãos de fiscalização de trânsito visitam Túnel de Taguatinga

Representantes do Detran e do DER estiveram no local para mapear soluções viárias que precisam ser implementadas nas passagens subterrâneas

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Túnel de Taguatinga passou por uma série de inspeções nessa segunda-feira (20). Representantes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), junto ao secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, visitaram a obra para mapear soluções viárias que precisam ser implementadas nas passagens subterrâneas.

O diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Rodrigues Portela Nunes, explicou que, antes de qualquer liberação de tráfego nas vias, haverá um planejamento do percurso a ser seguido pelos motoristas. “Precisamos escolher esses canais viários para podermos escoar todos os veículos sem exceção”, afirma.

“O mais importante é deixar tudo pronto para que o usuário não fique confuso na hora de usar a via”, acrescenta o gerente de Fiscalização de Trânsito do DER, Estevão Gonçalo.

Entre as formas de promover um trânsito seguro e com fluidez no túnel, destaque para a instalação das sinalizações vertical e horizontal e o funcionamento das câmeras de controle operacional.

Os dois órgãos de fiscalização terão espaço na sala de controle do Túnel de Taguatinga.

“Isso vai possibilitar o pronto atendimento a eventuais ocorrências e prevenção a acidentes, que, porventura, podem colocar em risco a vida das pessoas que estarão no túnel”, pontua Nunes.

“Teremos toda a segurança necessária para a população, que é algo que acordamos com o Corpo de Bombeiros e com os órgãos que vão fazer as operações iniciais conosco”, crava o secretário de Obras. Com aporte de R$ 275 milhões, o Túnel de Taguatinga deve beneficiar mais de 135 mil motoristas diariamente.

Luz no fim do túnel

Também nesta segunda-feira (20), o sistema de iluminação do túnel foi testado com um suprimento de energia provisória, formado por um gerador e transformadores. João Paulo Soares Nery, engenheiro eletricista da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), explica que o aparelho permitiu verificar a conectividade elétrica entre elementos do sistema.

“Com o suprimento provisório, podemos verificar se tudo está ligando corretamente e identificar eventuais falhas. Desde a implantação do túnel ao lançamento dos cabos, todas as etapas foram previamente testadas. Então, o que fizemos foi o teste conjunto para saber se todos os elementos estão respondendo corretamente”, esclarece Nery.

Em paralelo, ocorre a instalação da subestação de energia definitiva, que será alimentada pela distribuidora local. O executivo de atendimento ao poder público da Neoenergia Brasília, Licindo dos Santos, também esteve presente no túnel nesta segunda-feira.

“Nosso papel é garantir toda a parte de energia elétrica dentro da obra e, frequentemente, temos um técnico junto aos engenheiros da obra para acompanhar os projetos”, frisa.