Noroeste tem edital lançado para construção de shopping
Terracap vai selecionar a proposta visando a implantação, gestão e exploração de centro comercial com salas e hotelaria
A Agência de Desenvolvimento do Distrito federal (Terracap) publicou nesta quarta-feira (16), o edital para selecionar proposta de parceria societária para a implantação, gestão e exploração do Centro Comercial Noroeste. A ideia é utilizar um terreno de 61,8 mil m², localizado às margens da via W7, para a construção de um empreendimento multiúso, podendo conter edifícios de lajes coorporativas e salas comerciais, hotelaria e até o chamado long-stay (hotel-residência).
De acordo com o presidente da Terracap, Izidio Santos, as normas de uso e ocupação viabilizam uma expansão de usos inédito em Brasília, promovendo a integração de shopping com lojas e hotelaria, dentro do último bairro residencial projetado no Plano Piloto. “Em razão da localização e centralidade, o empreendimento tem condições de atender para além do bairro Noroeste, abarcando os bairros que circundam a região”, registra.
Segundo a Agência Brasília, estudos contratados pela Terracap revelam que o Noroeste apresentou elevado crescimento de domicílios nos últimos anos, com taxa geométrica de crescimento anual de domicílios entre 2010 e 2020 projetada em 12,78%, maior que a de todas as regiões administrativas. Estima-se para o setor uma população de 43,6 mil pessoas, considerando a média de 18.195 apartamentos com o bairro consolidado.
Além disso, a população residente no Noroeste possui renda média mensal de R$ 23.970, superior à do Plano Piloto, ficando abaixo apenas das regiões administrativas do Lago Sul e Park Way, o que revela um público consumidor consolidado no local, com alto poder de compra.
Segundo a diretora de Novos Negócios da Terracap, Kaline Gonzaga, trata-se de uma iniciativa que possibilita aliar o potencial de desenvolvimento imobiliário do terreno com a experiência e capacidade técnica e operacional de um parceiro privado. “As diretrizes para o empreendimento incluem a valorização dos conceitos urbanísticos de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente, além da integração urbana do Centro Comercial ao Setor Noroeste e entorno imediato, como, por exemplo, o Parque Burle Marx”, explica.