No DF, quase 80% dos adolescentes já tomaram 1ª dose
Percentual já ultrapassa o número de adultos entre 30 e 39 anos que recebeu a primeira dose
A vacinação contra a covid-19 já atingiu 100% da população nas faixas etárias com 70 anos ou mais, considerando a aplicação da primeira dose. Em paralelo, o índice de vacinação dos mais jovens avança de forma mais tímida, mesmo havendo vacinas disponíveis para toda população com 12 anos ou mais.
Pessoas entre 30 e 39 anos foram as que menos procuraram as salas de vacina. Até o momento, apenas 76% desse público foi vacinado com a primeira dose. Na contramão do grupo intermediário, a ida os adolescentes entre 12 e 17 anos aos postos tem aumentado nos últimos dias e já ultrapassou o percentual de vacinação da faixa etária entre 30 e 39 anos.
“Nosso objetivo é vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível para que possamos atingir a cobertura vacinal de todo o grupo elegível acima de 12 anos”Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde
Os dados consideram o período entre 19 de janeiro e 30 de outubro. Considerando o público adolescente, até o momento, 78,83% dos 268.473 já foram às salas de vacinação em busca da primeira dose.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, reforça a importância da proteção contra a covid-19 para todos os públicos e destaca a necessidade de que os adultos que ainda não se vacinaram sigam o exemplo dos mais jovens e busquem a imunização. “Nosso objetivo é vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível para que possamos atingir a cobertura vacinal de todo o grupo elegível acima de 12 anos”, diz.
“Estamos vendo grande aceitação dos jovens à vacinação, mas ainda temos muitos que não procuraram os postos e temos vacinas disponíveis. Então, se você tem entre 12 e 17 anos e ainda não se vacinou, procure uma das nossas unidades e inicie o seu ciclo de imunização. A luta contra a covid-19 é de todos nós”, completa Divino Valero.
A campanha de vacinação já atingiu 83,68% do grupo de pessoas com 18 e 19 anos. No grupo seguinte, que considera a faixa etária entre 20 e 29 anos, o índice chegou a 87,34%. Entre 40 e 44 anos, o percentual de vacinados chegou a 80,90%, e está perto dos 90% a cobertura daqueles que têm entre 45 e 49 anos.
O percentual geral de vacinados com a primeira dose no Distrito Federal é de 87,33% considerando somente o público apto a tomar a vacina.
Segunda dose
Com a segunda dose, o percentual registrado ultrapassou os 100% nas faixas de 65 anos ou mais e o público de 55 a 59 anos. Isso pode estar relacionado ao fato de pessoas de outros estados terem vindo ao DF se vacinar. Os grupos entre 45 e 54 anos também estão com o índice de vacinação com a segunda dose maior que a primeira. Isso também se associa à procura de pessoas de outras unidades federativas.
Até o momento, cerca de 480 mil doses foram aplicadas em pessoas que residem em outros estados. A maior parte foi como primeira dose, totalizando 329.680, e, em seguida, o registro de 143.025 como segunda dose. Com a dose única, os imunizados que não moram no DF somam 7.046. A maioria dessas pessoas veio dos estados de Goiás e Minas Gerais.
Percentual
O percentual geral de vacinados com a segunda dose chegou a 64,75%, considerando a população vacinável. A cobertura chegou a 92,34% na faixa etária entre 45 e 49 anos e 81,58% entre 40 e 44 anos. O percentual tem crescido de acordo com a data de retorno aos pontos de vacinação.
O percentual geral de vacinados com a primeira dose no Distrito Federal é de 87,33% considerando somente o público apto a tomar a vacina
Os usuários que completaram 56 dias do recebimento da primeira dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca já podem receber a segunda dose. Basta levar o cartão de vacina e comprovante de identificação com foto ao ponto de vacinação mais próximo e que ofereça o imunizante recebido na primeira dose.
Para quem foi vacinado com a CoronaVac, o prazo se mantém como o que foi marcado no cartão de vacina, com intervalo entre 14 e 28 dias.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF