Mulher é presa por parcelamento irregular do solo no DF
Suspeita, de 54 anos, liderou a invasão ao terreno da área do Morro da Capelinha
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu, na última quinta-feira (3/11), mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra uma mulher, de 54 anos, suspeita de crimes de associação criminosa, parcelamento irregular do solo e dano ambiental. De acordo com as investigações, a envolvida liderou a invasão ao terreno da área do Morro da Capelinha.
Durante a primeira fase da operação, ocorrida no início de outubro deste ano, que contou com a participação do DF Legal e do Ibram, foram derrubados aproximadamente 250 barracos que estavam sendo montados e com demarcação de lotes irregulares, além do crime ambiental de incêndio à vegetação de cerrado do local, objetivando facilitar a ocupação irregular, causando sérios danos ao meio ambiente e à ordem urbanística. Na oportunidade, nove pessoas foram presas em flagrante.
De acordo com a 16ª Delegacia Polícia (Planaltina), o líder do movimento terá que arcar com os custos da operação de derrubada, multas ambientais e responder criminalmente pelos fatos.
“A mulher presa nessa segunda fase da operação não só promovia as invasões, como também vendia lotes que não lhe pertenciam, como aqueles de invasores que não aceitavam suas determinações. Inclusive, a investigada usava de grave ameaça contra terceiros para garantir a sua autoridade”, destaca o delegado-chefe da 16ª DP, Diogo Cavalcante.
Desse modo, a polícia divulgou a imagem da suspeita para que outras possíveis vítimas procurem a delegacia para registro de ocorrência e relato de casos ainda não investigados. As denúncias também poderão ser repassadas por meio dos canais online de denúncia da PCDF ou no Disque-Denúncia (197).
Após os procedimentos, a presa foi recolhida à carceragem, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.