Mulher é condenada a 24 anos de prisão por mandar matar a ex-companheira
O crime aconteceu no início da manhã de 14 de outubro de 2021, em via pública do Setor Leste do Gama/DF, por motivo banal
Nessa quarta-feira (9), o Tribunal do Júri do Gama condenou Janeide da Silva Santos a 24 anos e nove meses de prisão, por encomendar a morte da ex-companheira.
O crime aconteceu no início da manhã de 14 de outubro de 2021, em via pública do Setor Leste do Gama/DF, por motivo banal. Janeide armou, junto a um comparsa, uma emboscada para a ex-companheira. No dia do crime, o comparsa de Janeide disparou tiros contra a vítima, que morreu no local.
Ainda segundo a denúncia, Janeide foi ao local do crime momentos antes dos disparos e prestou as informações para o executor sobre a localização da casa da vítima e o trajeto que ela seguiria ao sair de sua residência.
Para a juíza presidente do Júri, as circunstâncias do delito geraram grave temor e elevam o sentimento de insegurança na população local, o que causa grave prejuízo social, uma vez que os fatos foram praticados por meio de arma de fogo, em via pública de região residencial.
A magistrada também destacou que a morte violenta e prematura da vítima que deixou suas duas filhas ainda adolescentes sem o convívio materno, o que, segundo a juíza, tem reflexos emocionais negativos, principalmente porque se tratam de pessoas com personalidade ainda em formação. Além disso, a julgadora ressaltou que as meninas ficaram sem o auxílio financeiro da mãe que, conforme relato das testemunhas, era exercido pela vítima com ajuda do genitor.
Janeide respondeu ao processo presa, deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade.