MPDFT instaura processo para fiscalizar centros de convivência de idosos
Representantes da Administração Regional da Estrutural informaram que, atualmente, o local não está funcionando, pois há uma infiltração
A Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) instaurou procedimento administrativo para acompanhamento e fiscalização dos centros de convivência de idosos no Distrito Federal. A decisão foi tomada após reunião com a Administração Regional da Estrutural, a Secretaria de Justiça, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e representantes da sociedade civil.
Representantes da Administração Regional da Estrutural informaram que, atualmente, o local não está funcionando, pois há uma infiltração que está em manutenção, mas a previsão de retorno às atividades é assim que o problema for solucionado.
O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) também foi comunicado sobre projeto piloto no local, criado pela Sedes, para o funcionamento do Centro Dia, unidade que será destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.
O objetivo, segundo o MPDFT, é evitar o isolamento social e o abandono e atender à necessidade de acolhimento dessas pessoas. A Assessoria Técnica da Administração Regional está recebendo manifestações dos cidadãos sobre o assunto.
O MP vai fazer um levantamento de todos os centros de convivência de idosos no DF para saber a quem estão vinculados, como estão funcionando e quem são os responsáveis. Para tanto, encaminhou ofício à Secretaria de Justiça para que informe a relação de todos os centros, bem como sua atual vinculação, o nome do responsável e telefone de contato