MPDFT faz vistoria e questiona Sáude sobre a inclusão de gestantes e adolescentes na vacinação – Mais Brasília
Do Mais Brasília

MPDFT faz vistoria e questiona Sáude sobre a inclusão de gestantes e adolescentes na vacinação

Força-tarefa quer acompanhar como está o planejamento e a estruturação da SES com o novo público

MPDFT
Foto: Reprodução

A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) segue fiscalizando postos de vacinação. Nessa quinta-feira (5/8), a equipe esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) da 612 sul e no drive-thru do Parque da Cidade.

Segundo o coordenador da ação e procurador de Justiça, Eduardo Sabo, nos primeiros dias de aplicação para o público que tem 30 anos ou mais foi verificado filas longas em determinados pontos.

“Verificamos uma grande procura e filas mais longas, com mais de 85 mil doses em um único dia. Hoje, especificamente, o movimento está menor e com agilidade nos locais visitados”, pontuou.

Questionamentos

A equipe do MPDFT também solicitou providências para a Subsecretaria de Vigilância à Saúde para cadastro e agendamento da vacinação de lactantes, gestantes, puérperas e crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade.

Com relação à inclusão das lactantes, a força-tarefa já havia tratado do assunto em ofício encaminhado, em junho, à Secretaria de Saúde (SES). Em resposta, a SES informou que o grupo não estava contemplado no Plano Nacional do Ministério da Saúde.

Entretanto, com a publicação da Lei nº 14.190, de 29 de julho de 2021, que concedeu status de prioridade às mulheres em fase de amamentação e aos referidos grupos, o MPDFT verificou a necessidade de requisitar informações para acompanhar como está o planejamento e a estruturação da SES.

Agora, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde tem o prazo de cinco dias para resposta, a contar da emissão do documento em 5 de agosto.