MPDFT diz que vacina é importante no controle da variante Delta
Equipe da força-tarefa criticou a falta de antecedência na divulgação das informações para a população
A força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para ações de enfrentamento à Covid-19 avaliou de forma positiva o avanço da vacinação no DF realizado pelo mutirão do final da semana. Ao todo, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) afirmou que aplicou mais de 135 mil doses na população.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (29/7), o grupo pontuou que o avanço da variante Delta é considerado preocupante e a preservação das vidas depende da ampliação da oferta de vacinas para a população e, também, da conclusão do ciclo vacinal.
O MPDFT acompanha com gestores da Secretaria de Saúde as providências adotadas após a identificação de mais de 30 infectados pela variante no Hospital de Apoio do DF, que está temporariamente fechado.
Um dos pontos criticados pela equipe foi a falta de antecedência na divulgação das informações para a população.
“O avanço na vacinação por faixa etária e a supressão do agendamento não foi ruim. Porém, o que esperamos é que a informação circule amplamente e com prazo razoável para que o público tenha condições de se planejar para ir aos locais de atendimento corretos”, ressaltou a promotora de Justiça Hiza Maria Carpina.
Outras ações de fiscalização
A equipe do MPDFT segue com outras ações de fiscalização sobre a Covid-19 no DF. Após o anúncio do retorno das aulas da rede pública pelo governo, a força-tarefa visitou, na quarta-feira (28/07), dezoito escolas da capital.
A vistoria foi realizada para verificar as condições das instituições de ensino fundamental e médio primeiras a voltarem com as atividades, e foram realizadas em diversas regiões.
Um dia após a partida entre o Flamengo e o Defensa y Justicia, pela Copa Libertadores da América realizada no dia 21 de julho, o grupo requisitou que o DF Legal e a Diretoria de Vigilância da Secretaria de Saúde informassem o resultado da fiscalização realizada pelos dois órgãos.
Durante a inspeção, foi verificado que organizadores e público cumpriram apenas em parte os protocolos sanitários estabelecidos em decreto e também na recomendação expedida pelo MPDFT com orientações para a partida.
Após acompanhar a partida, a força-tarefa do órgão solicitou ajuste e reforço na fiscalização para aprimoramento das medidas de proteção sanitária em virtude da Covid-19.