MPDFT acompanha trabalho de órgãos públicos e verifica irregularidades em bloco
O MPDFT verificou irregularidades referentes ao licenciamento dos serviços médicos de emergência e urgência
Durante todo o feriado de Carnaval, representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) têm fiscalizado os eventos na cidade. A fiscalização inclui visitas aos centros de operação da segurança pública e locais onde há blocos e festas ocorrendo. Na noite de domingo (19/02), a fiscalização ministerial observou um número significativo de foliões na Praça dos Prazeres, no Bloco das Montadas e no Raparigueiros, um dos mais tradicionais da capital federal.
O MPDFT acompanhou os trabalhos da Vigilância Sanitária junto ao Posto Médico do Bloco Raparigueiros e verificou irregularidades referentes ao licenciamento dos serviços médicos de emergência e urgência. Além disso, constatou que todos os banheiros químicos disponibilizados pela organização do bloco foram posicionados na área verde do Eixo Monumental, sem iluminação adequada, expondo os usuários a perigos.
A Polícia Militar também notificou ao menos dez esfaqueamentos nos blocos do domingo e a apreensão de 37 armas brancas, incluindo facas do tipo peixeira, canivetes, aparelhos de choque e tesouras.
O procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo, e a promotora de Justiça Luciana Bertini, de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, coordenaram a atuação do MPDFT na noite passada, junto com outros servidores. A promotora esteve reunida com diversas autoridades. O encontro aconteceu nas instalações da Cidade Policial, montada na Torre de TV, para agilizar os atendimentos de ocorrências e a prestação de serviços durante a folia no centro da capital.
As equipes do MPDFT continuam com as ações de fiscalização ao longo dos eventos de carnaval, com o objetivo de monitorar as condições de segurança dos foliões, a manutenção da ordem pública, o cumprimento das licenças exigidas para bares e blocos, as aglomerações de pessoas em vias, bem como os limites de ruído e a limpeza urbana.
“A presença da equipe do MPDFT nas festividades carnavalescas tem proporcionado um acompanhamento mais próximo das ocorrências junto aos foliões, moradores do DF e visitantes da cidade”, avalia Luciana Bertini.