Morre aos 86 anos capitão Eunack, pioneiro da Polícia Militar do DF
Militar reformado fez história na corporação como integrante do primeiro efetivo que veio do Rio de Janeiro

Morreu aos 86 anos, nessa quarta-feira (23/2), o capitão Eunack, conhecido como um dos pioneiros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O policial estava internado no hospital do Gama, onde apresentou uma piora no quadro de saúde. Ele deixa esposa, filhos e netos.
O militar reformado fez história na corporação como integrante do primeiro efetivo que veio do Rio de Janeiro para patrulhar a nova capital federal, em 1966. O oficial ingressou na PMDF em 9 de julho de 1958, pertencia ao 6º Batalhão de Polícia Militar da Guanabara (RJ).
O veterano fez parte dos três ônibus que trouxeram 80 militares, quando a corporação foi instalada em Brasília, no ano de 1966. Ele estava dentre profissionais oriundos da polícia do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e outros remanejados de instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do Distrito Federal no Planalto Central.
De acordo com a PMDF, o capitão ficou conhecido por ser desenhista e entre os seus legados, estão o brasão da corporação e a Medalha Tiradentes. As habilidades do policial conquistaram o comando da época que o incumbiu de produzir o símbolo que se tornaria a marca oficial da Polícia Militar.
Durante a sua trajetória profissional, o veterano foi condecorado com a Medalha Comemorativa ao Bicentenário da PMDF, em 8 de janeiro de 2010.
“A Polícia Militar do Distrito Federal presta as condolências aos familiares e amigos do veterano Capitão QOPMA, pela irreparável perda. Nosso eterno respeito e agradecimento por tudo que este guerreiro fez, demonstrando o mais puro sentimento de patriotismo e civismo, prestando inestimáveis serviços à nossa capital federal com honradez, coragem, moral e integridade”, informou a corporação em nota.
Não há informações sobre o velório e sepultamento do capitão.