Morre a zebra Tucha no Zoológico de Brasília
Animal com 25 anos tinha uma massa na região do peito e seria submetido a cirurgia
Morreu no fim da tarde dessa terça-feira (3/8), a zebra Tucha, do Zoológico de Brasília. O animal ficou no local por 25 anos e faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Tucha seria submetida a um procedimento cirúrgico para a retirada de uma massa na região do peito. O problema de saúde chegou a ser compartilhado nas rede sociais em julho deste ano.
Também pelas redes, o Zoológico lamentou a morte do animal. Em uma nota compartilhada no Instagram, a unidade reforçou que a estrutura para a cirurgia estava pronta, mas que Tucha faleceu antes do início do procedimento.
Agora, a equipe do Zoo de Brasília trabalha para descobrir a causa dessa massa que apareceu no corpo do animal.
Confira a nota na íntegra:
“Estava tudo pronto. Uma estrutura montada pela nossa equipe, especialmente para você, Tucha, para fazermos o procedimento da melhor forma possível. Foi mais de uma reunião, passando e repassando cada etapa, pois sabíamos que seria algo delicado, porém necessário.
Você foi firme e aguentou forte até onde conseguiu. Mas, infelizmente, lidar com vidas é, ao mesmo tempo, lidar com a morte e ainda mais difícil quando se trata de animal silvestre.
Íamos fazer seu procedimento cirúrgico nesta noite, quando já havíamos iniciado a sua observação, você subitamente caiu. Nossa equipe, que já estava a postos, te acudiu e ficou por um bom tempo tentando te reanimar.
Não queríamos aquilo.
Você representa tanto para nós, assim como todos os animais que estão aqui. Agora, só nos resta agradecer pelos 25 anos que esteve conosco e contribuiu com a nossa história e com quem somos hoje. Muito obrigada, Tucha, por ter tanto nos ensinado.”
[laudo técnico]
Por muitos anos, a Tucha foi acompanhada bem de perto por conta de uma massa na região do peitoral, que aumentou consideravelmente nos últimos dias. A indicação dos especialistas era não interferir inicialmente, pois havia o risco de uma piora aguda. Trata-se de um animal idoso, de 25 anos, que nunca apresentou nenhuma mudança de comportamento, até então, devido a essa massa.
Tendo em vista a situação atual e considerando os riscos, nossa equipe optou pela intervenção cirúrgica porque a massa começou a incomodá-la nos últimos dias.
Minutos antes de iniciar o procedimento, a Tucha morreu após uma parada cardiorrespiratória. A equipe do Zoo de Brasília e veterinários parceiros especialistas em diferentes áreas estão neste momento trabalhando para descobrirmos a causa dessa massa.
Temos a certeza que a Tucha prosperou no zoo, compartilhando a vida com zebras, gnus, waterbucks e girafas, como aconteceria na savana africana.
O Zoológico continuará firme com sua visão de bem-estar e conservação, buscando um mundo melhor para todos os animais
Neste momento, pedimos mensagens de apoio, principalmente a nossa equipe que tanto se dedicou todos esses anos e hoje sofre com a partida de Tucha 🖤