Magistrados vão a canteiro de obras para conscientizar sobre segurança do trabalho no DF
Ação desta sexta-feira (29/7) pretende sensibilizar trabalhadores e empregadores da construção civil
Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região vão a um canteiro de obras da quadra 500 do Sudoeste, nesta sexta-feira (29/7). A ação pretende sensibilizar trabalhadores e empregadores da construção civil, por ocasião do Dia Nacional da Prevenção a Acidentes de Trabalho. A iniciativa é do Programa Trabalho Seguro, conduzido regionalmente pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-10).
A programação do evento incluiu um café da manhã com os trabalhadores e empregadores do canteiro de obras. O ponto alto do encontro será um mutirão realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para vacinar e atualizar o esquema de imunização dos participantes da ação.
A iniciativa busca levar informação e conscientização sobre a relevância de se garantir um meio ambiente de trabalho saudável. Além da Saúde do DF, também participam da ação o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho.
Números alarmantes
Em 2021, o Brasil registrou mais de 570 mil acidentes de trabalho, de acordo com dados da Plataforma SmartLab – iniciativa conjunta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que monitora informações relevantes para formulação de políticas públicas e promoção do trabalho decente. Desse total de acidentes, 2,5 mil foram fatais para os trabalhadores brasileiros. O levantamento completo aponta para um aumento de 30% nos dados do ano anterior. E a covid também impactou nesse cenário. Foram quase 112 mil afastamentos por doença e mais de 12 mil notificações de acidente de trabalho em decorrência do coronavírus no país.
O Distrito Federal, que tem 3,1 milhões de habitantes, no ano passado, voltou a se aproximar dos patamares alarmantes de 2019 no número de acidentes de trabalho. Naquele ano, a capital do país somava 7.512 acidentes no trabalho. No total, em 2021, foram 6.375 acidentes, quase 1,5 mil a mais que em 2020. A quantidade de mortes dobrou em comparação com os dados registrados antes da pandemia. Em 2019, foram registrados 22 acidentes fatais. Já em 2021, a notificação de mortes subiu para 44.
Além desses dados, também chama atenção a quantidade de trabalhadores que dependem da concessão de benefícios previdenciários por consequência de sequelas, doenças e condições incapacitantes para o trabalho provocadas por acidentes laborais. O INSS pagou mais de 4,9 milhões de benefícios previdenciários acidentários em 2021. Os pedidos de concessão de aposentadorias por invalidez acidentária somaram, no mesmo período, mais 205 mil.