Justiça suspende visitas do sistema prisional do DF até 31/1

No período de suspensão da visitação presencial, fica autorizada a visitação virtual

Em virtude de aumento de casos da Covid-19 e de influenza no DF, a juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) suspendeu as visitas do sistema prisional a partir desta terça feira, 11/1, até o dia 31/1.

A decisão, publicada nessa segunda-feira (10), foi tomada após reunião com o Grupo de Monitoramento Emergencial da COVID-19 nas Unidades Prisionais do DF.

Na ocasião, foi discutida a adoção de medidas de precaução para garantir a segurança à saúde das pessoas presas.

Apesar de não ter ocorrido contaminação em massa pela COVID-19 entre as pessoas presas e, embora o reforço da vacinação já esteja em curso, a magistrada destacou que “é justamente para conter o surto e evitar nova pandemia, a internação concomitante e, principalmente, evitar óbitos que os gestores dos mais variados órgãos tem suspendido as atividades presenciais recentemente autorizadas”.

No período de suspensão da visitação presencial, fica autorizada a visitação virtual, ou seja, uma visita virtual por preso, com dois visitantes no mesmo link, desde que ambos estejam devidamente cadastrados e com cadastro ativo na SEAPE.

Além disso, fica mantida a entrega de dinheiro e da “COBAL”, material que é permitido aos visitantes levar para os presos, como mantimentos e material de limpeza e higiene.

Segundo a decisão, as equipes de saúde deverão manter o protocolo até então adotado para a contenção da COVID-19.

 

Sair da versão mobile