Idoso de 71 anos, com 45 inquéritos criminais, é preso no DF por clonar placa de veículo de GO
A prisão ocorreu na tarde dessa quinta-feira (1º), durante a Operação Goatling, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte)
Um idoso de 71 anos foi preso, em flagrante, no DF, acusado de adulterar sinais identificadores de um veículo e causar imenso prejuízo a uma moradora de uma cidade no interior de Goiás. Além disso, o idoso tem uma enorme ficha criminal, com 45 inquéritos.
A prisão ocorreu na tarde dessa quinta-feira (1º), durante a Operação Goatling, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).
Segundo a PCDF, a investigação teve início após os policiais da 5ª DP tomarem conhecimento de que o autor utilizava um veículo com placa clonada e acumulava diversas multas de trânsito em todo o Distrito Federal, causando enorme prejuízo à real proprietária, moradora da cidade de Cabeceiras, no GO.
Os policiais identificaram o autor após ele receber uma multa ao se recusar a fazer o teste do bafômetro, quando então teve que informar seus dados pessoais.
“A última multa de trânsito recebida pelo autor foi em 30 de janeiro de 2024, por não estar utilizando o cinto de segurança”, acrescenta o delegado-chefe da 5ª DP, Ataliba Neto.
Com base em tais informações, os policiais se dirigiram à residência do investigado, situada no setor Veredas da Cruz, em Águas Claras/DF.
No local, foi encontrado um veículo clonado que, além de ter as placas adulteradas, apresentava o chassi do motor raspado. O idoso também estava na residência e foi preso em flagrante.
“A investigação revelou que o autor é um criminoso profissional. A ficha criminal do autuado registra 45 inquéritos policiais por diversos crimes, incluindo estelionato, receptação, falsidade ideológica, tráfico de drogas, apropriação indébita e uso de documento falso. Sua primeira passagem pela polícia foi registrada no ano de 1984”, destaca o delegado-chefe da 5ª DP.
O preso foi conduzido à sede da 5ª DP, onde foi autuado em flagrante pelo crime de adulteração de sinais identificadores de veículo automotor e, posteriormente, foi recolhido à carceragem da PCDF, onde permanecerá à disposição da justiça. Caso condenado, o homem poderá ser sentenciado a uma pena de três a cinco de reclusão.
A PCDF alerta a população para o risco de adquirir veículos clonados. Ao comprar um veículo usado, é importante tomar algumas medidas para evitar cair em golpes:
• Verifique se o número do chassi e do motor coincidem com os documentos do veículo.
• Consulte o histórico do veículo no Detran.
• Faça uma vistoria completa no veículo antes de comprá-lo.
• Dê preferência a comprar veículos em lojas ou revendedores confiáveis.