Ibaneis sai em defesa da capital após Rui Costa chamar Brasília ilha da fantasia
Ibaneis ressaltou ainda o porquê de a cidade precisar do Fundo Constitucional
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), saiu em defesa de Brasília e rebateu as falas do ministro da Casa Civil, Rui Costa, menosprezando a cidade e chamando a capital de “Ilha da fantasia”, em um evento em Itaberaba, interior da Bahia, no último dia (2/6).
Em postagem nas redes sociais, na noite do último domingo (4), o governador escreveu: “É triste ver que alguns políticos não têm a menor noção do que Brasília representa para o Brasil. Declarações infelizes só servem para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país”.
Ibaneis ressaltou ainda o porquê de a cidade precisar do Fundo Constitucional: “Brasília não foi projetada para abrigar indústrias, não tem território para competir na produção agrícola e precisa receber da União o que investe para abrigar de maneira competente toda a administração federal, as embaixadas e organismos internacionais”.
Ao concluir, o governador ainda alfinetou o ministro: “Para alguns políticos, Brasília se limita ao que eles veem pelas janelas de seus gabinetes”.
No evento na Bahia, o ministro Rui Costa fez declarações sobre Brasília consideradas ofensivas pelo governador. “Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para MG ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, declarou o ministro.