Ibaneis libera uso de máscara ao ar livre no DF para esta sexta-feira (4)
Governador do DF informou que antecipou a medida após analisar os dados da pandemia de Covid-19
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), antecipou para esta sexta-feira (4/3) o fim do uso de máscaras em ambientes abertos. A mudança já havia sido anunciada pelo chefe do executivo e entraria em vigor a partir desta segunda-feira (7/3). No entanto, o decreto foi antecipado no Diário Oficial (DODF).
Nas redes sociais, Ibaneis informou que antecipou a medida após analisar os dados da pandemia de Covid-19 na capital. “Revisando os dados, antecipo a liberação da máscara em ambientes abertos para hoje, conforme decreto já publicado no Diário Oficial. Para shows abertos e eventos esportivos, a liberação se mantém a partir de segunda-feira”, afirmou.
Bom dia!
Revisando os dados, antecipo a liberação da máscara em ambientes abertos para hoje, conforme decreto já publicado no Diário Oficial. Para shows abertos e eventos esportivos, a liberação se mantém a partir de segunda-feira.— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 4, 2022
Apesar da flexibilização, segundo o decreto publicado, o uso de máscaras continua obrigatório em todos os espaços fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do Distrito Federal.
Ainda de acordo com o governador, shows e eventos esportivos serão exigidos comprovante de vacinação contra Covid-19 com ao menos duas doses, bem como o uso de máscara, quando ocorrerem em locais fechados. A norma passa a valer a partir da próxima segunda-feira (7/3).
As máscaras deixaram de ser obrigatórias pela primeira vez em 3 de novembro de 2021, porém, com o avanço da variante Ômicron e o aumento de casos na capital federal, o GDF decidiu revogar a medida.