Governador do DF anuncia vacinação de adolescentes com 13 anos para esta sexta (17)
Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16/9). MS não recomenda imunização em crianças
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, na manhã desta quinta-feira (16/9), que a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 13 anos começa nesta sexta-feira (17/9), a partir das 8h.
“Estamos bem próximos de fechar todo o ciclo dos nossos jovens vacinados no DF, dando mais segurança no que diz respeito à variante delta que está chegando por aí”, disse o chefe do executivo em vídeo gravado para as redes sociais.
Até esta quarta-feira (15/9), a Secretaria de Saúde (SES) havia vacinado 2.089.976 pessoas com a primeira dose, o que representa mais de 68% da população imunizada. O DF está consolidado na quarta posição do ranking nacional em aplicação da D1.
De acordo com a pasta, o número de cidadãos que tomaram a dose única ou já completaram o ciclo de imunização com a segunda dose é de 1.012.903 pessoas. Esse quantitativo representa pouco mais de 35% da população local total.
MS não recomenda vacina em adolescentes
O Ministério da Saúde voltou atrás de uma decisão em que não recomenda a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A nota informativa foi publicada nessa quarta-feira (15/9).
Para a pasta, não deve ser feita a aplicação neste grupo. Em ofício, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) pediram nesta quinta (16/9), que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se posicione sobre a aplicação da vacina em adolescentes.
Também hoje, a CPI da Covid requisitou que o Ministério da Saúde informe os motivos que levaram a decisão da suspensão.