Ibaneis anuncia desobrigação de máscara em locais fechados no DF
Declaração foi dada, na manhã desta quinta-feira (10/3), durante inauguração do berçário do Buriti
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a desobrigação do uso de máscara em locais fechados no Distrito Federal. A declaração foi dada, na manhã desta quinta-feira (10/3), durante a inauguração do berçário do Buriti.
Segundo o chefe do executivo, o decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) ainda nesta sexta-feira (11/3). A norma passa a valer a partir da publicação.
“As pessoas têm que se prevenir, vai existir um debate na imprensa e na sociedade também. Quem quiser continuar usando máscara que continue usando sem problema nenhum. Não é obrigatório a retirada da máscara. Deixa de ser obrigatório a utilização em ambientes fechados. Então, a gente espera que a população tenha os cuidados, evitando muitas aglomerações, ainda existe a Covid”, declarou Ibaneis.
O governador informou ainda que o Ministério da Saúde estuda diminuir de pandemia para endemia, como em outros países.
“Nós vamos ter que aproveitar esse momento com responsabilidade. Eu acho que chegou a hora da gente tentar voltar a ter uma vida normal, a cidade voltar a crescer. Eu digo que o momento é de muita dificuldade, nós passamos dois anos em pandemia e agora vem uma guerra, o que vai causar muitas incertezas no cenário nacional e mundial”, afirmou.
Na semana passada, Ibaneis já havia flexibilizado as normas liberando o uso de máscaras em ambientes abertos. Nessa segunda-feira (7/3), shows e eventos esportivos também foram liberados no DF.
As máscaras deixaram de ser obrigatórias ao ar livre pela primeira vez em 3 de novembro de 2021, porém, com o avanço da variante Ômicron e o aumento de casos na capital federal, o GDF decidiu revogar a medida.