Guará e Vicente Pires têm projeto urbanístico aprovado com espaços para uso múltiplo
Estimativa do GDF é de que 56 mil habitantes serão beneficiados nas regiões do Jóquei Clube e de Quaresmeira
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) divulgou, nesta segunda-feira (24/5), a aprovação de um Estudo Territorial Urbanístico (ETU) aplicável aos setores habitacionais Jóquei Clube, em Vicente Pires, e Quaresmeira, no Guará. De acordo com a pasta do Governo do Distrito Federal (GDF), é o primeiro passo necessário para possibilitar o início do processo de parcelamento do solo urbano, com previsão de beneficiar uma população estimada em 56.061 habitantes nos dois setores.
Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o documento também envolve o Setor de Transporte Rodoviário de Cargas (STRC), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Ao todo, o ETU compreende uma área de 424,33 hectares – o equivalente a mais de 424 campos de futebol.
O estudo foi elaborado a pedido da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que está iniciando o processo de parcelamento do solo no local. O objetivo é estabelecer as condições para propiciar o desenvolvimento de novas áreas, em conformidade com o planejamento urbano e territorial mais abrangente de uma região.
“A Terracap está iniciando um processo de parcelamento do solo para habitação, comércio, serviços, uso institucional e equipamentos públicos”, explica a diretora de Diretrizes Urbanísticas da Seduh, Denise Guarieiro.
O estudo estabelece os critérios e os parâmetros de uso e ocupação do solo para os futuros lotes a serem criados dentro da poligonal. Com esses procedimentos, será possível ordenar o projeto de urbanismo, articulado também com a oferta habitacional para áreas de regularização fundiária previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot).