Grupo que causou prejuízo de R$ 5 milhões a comércio on-line é alvo de operação da PCDF
Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (25/8)
Na manhã desta quinta-feira (25/8), a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a Operação Tracking 2 (rastreamento, em inglês), contra grupo que gerou prejuízo de cerca de R$ 5 milhões a empresas de comércio on-line.
Trata-se da segunda fase da ação, realizada em dezembro de 2021. Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em Mineiros (GO), Paulista (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Belo (MG), Coronel Fabriciano (MG), Arroio do Sal (RS) e Salvador (BA).
De acordo com as investigações, os integrantes da organização se cadastravam em plataformas de comércio eletrônico com dados falsos, simulavam a compra e venda de produtos e recebiam um código de postagem de baixo valor. Posteriormente, os códigos eram revendidos a comerciantes que postavam as mercadorias por um preço superior ao estabelecido.
Os correios, então, cobravam o valor excedente às plataformas de comércio eletrônico que, ao repassarem as quantias aos que inicialmente haviam recebido as etiquetas, descobriam que os dados eram falsos, arcando com o prejuízo.
As apurações foram iniciadas em 2021. O grupo age desde 2018. Os integrantes do bando respondem por estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa. Os comerciantes que compraram as etiquetas de remessa poderão ser responsabilizados pelo crime de receptação.
A operação contou com o apoio das Polícias Civis do Estado de Goiás (PCGO), de Pernambuco (PCPE), Minas Gerais (PCMG), Bahia (PCBA) e do Rio Grande do Sul (PCRS).