Grupo especializado em tráfico de drogas no DF é alvo de operação da Polícia Civil – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Grupo especializado em tráfico de drogas no DF é alvo de operação da Polícia Civil

São cumpridas 130 mandados nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/5), a Operação Sistema, que revelou a existência de complexa estrutura de uma organização criminosa sediada no Distrito Federal voltada para o tráfico de drogas. A ação tem o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Ao todo, são cumpridos pelas equipes 14 mandados de prisão temporária contra líderes, integrantes e uma conselheira tutelar envolvida no grupo criminoso, além de 60 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo (1); Goiás (3); Mato Grosso do Sul (9) e no Distrito Federal (47). Os agentes ainda cumprem 35 mandados de sequestro judicial de bens móveis, como jet-skis, veículos e cinco imóveis; e, por fim, 21 bloqueios de contas bancárias.

A investigação identificou muitas movimentações financeiras realizadas por funcionários de uma oficina de lanternagem, de propriedade do líder do grupo criminoso, para contas de empresas e de pessoas físicas em áreas de fronteira com a Bolívia.

Por meio da análise das transações, os policiais identificaram um denso núcleo de traficantes oriundos de Mirassol do Oeste (MT). Os suspeitos foram identificados como responsáveis por atos de logística do tráfico de drogas fornecendo transporte e batedores para os carregamentos.

Operação

Foto: Divulgação/PCDF

A operação desta quarta-feira (4/5), conta com a participação de um grupo composto por 330 policiais no total, como todo efetivo da Divisão de Operações Especiais (DOE) e equipe da Divisão de Operações Aéreas (DOA), PMGO (Cod), PCSP (Deinter 4), PCMS (Denarc), PCMT (DRE), PCGO (regionais de Luziânia e Águas Lindas).

O grupo criminoso responderá pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas interestadual, lavagem de dinheiro e práticas mafiosas como ações sociais para angariar o apoio da comunidade.

Até o momento, a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) contabilizou um total de 15 prisões temporárias no DF e três prisões em flagrante contra pessoas que não tinham mandados judiciais, destaca o delegado Paulo Francisco Pereira, diretor da Divisão de Repressão às Drogas III/Cord.