Governo do DF amplia programa de Órtese e Prótese

Durante cerimônia realizada nesta terça-feira (18), no Palácio do Buriti, foram entregues 40 cadeiras de banho e 10 cadeiras motorizadas

Em cerimônia realizada, na manhã desta terça-feira (18/5), no Palácio do Buriti, o governo do Distrito Federal anunciou a ampliação do programa de Órtese e Prótese desenvolvido pela Secretaria de Saúde. A ação é resultado de parceria entre a pasta e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião foram entregues, de forma simbólica, 40 cadeiras de banho e 10 cadeiras motorizadas para pessoas com deficiência com maior comprometimento de suas funções motoras. Os beneficiados foram pessoas já cadastradas no programa.

O secretário de saúde, Osnei Okumoto, explicou que as pessoas que precisam de órteses e próteses e outros materiais especiais poderão fazer o cadastramento no site e marcar uma avaliação para que possam receber o atendimento necessário. Além disso, ele destacou a abrangência do programa. “Só no ano de 2020 foram entregues mais de 2 mil cadeiras de rodas”, informou.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, essa parceria é mais que uma entrega. “Eu, como pessoa com deficiência, quero agradecer esse momento histórico em que somos respeitados e vistos muito além do que a deficiência que temos e, principalmente, temos a oportunidade de construir nossa caminhada e sermos protagonistas da nossa própria história”, enfatizou.

Investimento

A Secretaria de Saúde adquiriu 32 cadeiras motorizadas, ao custo médio de R$ 4.498 a unidade. Dentro desse quantitativo já constam as dez entregues na cerimônia. Por meio da parceria entre as pastas, serão distribuídas, ao longo deste ano e do próximo, em torno de 1,2 mil cadeiras de rodas, divididas entre: cadeiras de rodas para adultos, cadeiras infantis, cadeiras para obesos e cadeiras de banho.

As cadeiras foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida (PSC), no valor de R$ 1,5 milhão.

Mesa ginecológica

Ainda durante o evento, o secretário Flávio Pereira dos Santos anunciou a doação de uma mesa ginecológica para a Secretaria de Saúde. “A mesa ginecológica acessível vai permitir que mulheres com deficiência tenham melhor qualidade no atendimento dentro da rede pública”, disse.

Okumoto agradeceu a doação e informou que a mesa ginecológica de alta complexidade vai permitir atender pacientes no Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu), localizado na Asa Sul.

A mesa foi doada pelo movimento Virada Feminina.

Programa de Órtese e Prótese

O programa atende pacientes para confecção de órteses e próteses ambulatoriais, além de fornecer cadeiras de rodas, de banho, palmilhas, calçados especiais, andadores, bengalas e próteses mamárias.

Os usuários que necessitam requisitar órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e materiais especiais ambulatoriais podem agendar avaliação pelo site da Saúde.

 

Sair da versão mobile