Governadores debatem tributação de combustíveis, pandemia e salários nesta quinta (3)

Liderado por Ibaneis Rocha, Fórum Nacional de Governadores terá encontro virtual

A tributação de combustíveis e a proposta de criação de um fundo de estabilização de preços, a pandemia de covid-19 e o reajuste do piso salarial nacional dos profissionais da rede pública da educação básica são os assuntos centrais do Fórum Nacional de Governadores.

O evento ocorre nesta quinta-feira (3), de forma virtual, a partir das 15h.

Recentemente, 21 governadores – incluindo Ibaneis Rocha – assinaram uma carta defendendo o congelamento do ICMS sobre os combustíveis por 60 dias, “até que soluções estruturais pela estabilização dos preços dos insumos sejam estabelecidas”.

No texto, os chefes do Executivo dizem que essa proposta busca atenuar a inflação sob os combustíveis, que prejudica os consumidores, principalmente as camadas mais pobres e desassistidas da população.

Segundo os governadores, a revisão da política de paridade internacional de preços dos combustíveis é urgente. Porque os reajustes frequentes, acima da inflação, retira o poder de compra do povo.

“Precisamos discutir soluções que não impactem os estados e, menos ainda, a população, na questão dos combustíveis”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

O  objetivo do Fórum de Governadores é debater assuntos importantes para o país, tais como o combate à covid-19, o pacto federativo, o equilíbrio fiscal.

Além disso, o evento também discute medidas de segurança pública e a destinação de mais recursos para a educação.

 

Sair da versão mobile