GDF realiza ação itinerante contra raiva e febre aftosa em Planaltina
Plantão de atendimento esteve nesta segunda (5) no Núcleo Rural Taquara para receber declarações de vacinação. Até o próximo dia 9, outras quatro regiões da cidade serão beneficiadas
A Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura (Seagri) iniciou, nesta segunda-feira (5/12), uma ação itinerante em cinco regiões de Planaltina. A primeira localidade atendida foi o Núcleo Rural Taquara. Até o próximo dia 9, os plantões de atendimento estarão em São José, Rio Preto, PAD-DF e Jardim.
As ações itinerantes foram iniciadas, em 2021, com o objetivo, segundo o GDF, de facilitar a entrega das declarações de vacinação contra febre aftosa e raiva.
Sem elas, os produtores rurais ficam impedidos de movimentar seu rebanho (para venda ou eventos pecuários, por exemplo), bem como de comercializar os produtos oriundos desses animais, como carnes e queijos. Além das sanções, multas de aproximadamente R$ 300 podem ser aplicadas.
Os criadores de bovinos e bubalinos também conseguem fazer a declaração via internet, pelo site da Seagri – Siagro (Sistema de Informações em Defesa Agropecuária do DF). O processo deve ser realizado até dia 24 de dezembro. Mas nos plantões de atendimento os produtores rurais também podem aproveitar para fazer atualizações cadastrais, emissão de guia de trânsito animal (GTA) e notificação de suspeita de doença.
Gerente de Operações em Defesa Agropecuária da Seagri, Raisson Defendor conta que a primeira edição da ação itinerante foi um sucesso.
“O número de declarações recebidas em 2021 nos surpreendeu”, comenta. “E o ganho indireto dessa aproximação com o produtor foi ainda maior. Conseguimos prestar muitas orientações aos produtores e auxiliar muitos deles a declarar a vacinação diretamente pela internet, sem a necessidade de deslocamento”.