GDF publica novo decreto e máscaras voltam a ser obrigatórias em locais públicos

GDF espera que as medidas restritivas durem o menor tempo possível

As máscaras faciais de proteção à Covid-19 voltam a ser obrigatórias nos locais públicos do DF. A decisão é imediata e válida a partir da publicação de um novo decreto do GDF na tarde desta quarta-feira (19).

O governador em exercício, Paco Britto, fez o anúncio da publicação do novo decreto em coletiva à imprensa. De acordo com o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, presente na coletiva, o GDF espera que as medidas restritivas durem o menor tempo possível.

“A ideia é que a gente possa voltar à normalidade com a maior rapidez possível”.

O secretário ressaltou ainda que a taxa de transmissão da Covid-19, no DF, está atualmente em 2,31, considerada alta e acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), o Decreto nº 42.928 determina a utilização obrigatória de máscaras de proteção facial, conforme as orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

A regra vale para todos os espaços públicos, inclusive ambientes ao ar livre, como parques, vias públicas, equipamentos de transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais.

No entanto, não há mudanças em relação às recomendações de isolamento social.

O texto ainda estabelece que pessoas sem máscaras estão proibidas de entrar e permanecer nos espaços citados no decreto.

A exceção vale apenas para atletas em jogo e arbitragem durante o tempo das competições; e vocalistas e instrumentalistas que executem instrumentos musicais de sopro em apresentações ao vivo (os demais integrantes devem usar máscaras e os microfones devem ser individuais).

 

Sair da versão mobile