GDF promove pesquisa populacional sobre cães e gatos
Levantamento tem como objetivo subsidiar as políticas públicas de proteção animal; veja como responder ao questionário
Quase metade da população do Distrito Federal possui animais domésticos. Com o objetivo de garantir a proteção e o bem-estar aos bichos, o governo promove a Pesquisa Populacional de Cães e Gatos. Desde o início do levantamento, em maio de 2023, foram registradas 1,8 mil respostas. O estudo segue aberto para participação.
O levantamento é feito de forma digital com os tutores a partir do preenchimento de um formulário desenvolvido e gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF).
O estudo coleta dados relativos à quantidade de animais existentes por residência, bem como suas espécies e gêneros. Investiga também informações sobre a saúde dos cães e gatos, com questões sobre castração, vacinação e vermifugação. Os resultados serão usados para subsidiar as políticas públicas.
“Essas questões auxiliam, entre outros fatores, na avaliação, controle e prevenção zoonoses, pois muitas vezes cães e gatos desempenham um papel nesse contexto”, explica a subsecretária de Proteção Animal da Sema-DF, Edilene Dias Cerqueira. “A pesquisa também permitirá identificar áreas onde medidas para promover o bem-estar animal podem ser necessárias.”