GDF decide aplicar 2ª dose em brasilienses que receberam a D1 fora do DF
Antes, a postura da Saúde era de completar a imunização apenas de quem se vacinou por aqui
O Governo do Distrito Federal (GDF) mudou a estratégia de vacinação contra a covid-19, em anúncio feito nesta segunda-feira (5/7). A Secretaria de Saúde decidiu aplicar a 2ª dose mesmo nos brasilienses que receberam a D1 em outros estados.
Antes disso, a Saúde havia determinado que as doses de D2 separadas no estoque do DF ficariam separadas para as pessoas que iniciaram a vacinação nos postos de Brasília e demais regiões administrativas. Recentemente, muitos brasilienses buscaram a primeira dose em cidades do Entorno.
De acordo com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, a pessoa que quiser completar a imunização por aqui deverá abrir uma solicitação na Ouvidoria da pasta para comprovar residência no DF e justificar o motivo que o levou a receber a primeira dose da vacina em outra localidade.
“Essa pessoa poderá usar a nossa Ouvidoria da Secretaria de Saúde comprovando que reside aqui no Distrito Federal para poder receber a segunda dose. A diferença toda é que neste caso a pessoa terá de justificar para poder receber a segunda dose aqui”, explicou.