Game brasiliense aborda temas sobre período da escravidão no Brasil
Jogo foi desenvolvido por Philippe Lepletier, fundador da Uruca Game Studio
O ano de 1826, período histórico do Brasil imperial, foi marcado pelo regime escravocrata e, também pela coragem daqueles que lutavam em nome da liberdade. A época acabou servindo de base para a criação de um game batizado de “Mandinga: A Tale of Banzo”.
Inspirado na ideia original do mestre em História Suâmi Abdalla-Santos e desenvolvido pelo brasiliense Philippe Lepletier, fundador da Uruca Game Studio, o jogo ambientado na Bahia acompanha a trajetória de dois africanos: Akil e Obadelê. Em situação de escravidão, eles lutam para sobreviver, fugir das atrocidades impostas pelo sistema e encontrar o Quilombo do Urubu, local onde os fugitivos poderiam encontrar segurança e esperança.
O roteiro, escrito por Lahiri Abdalla, ressalta que os negros escravizados eram bem distintos entre si, tinham culturas, línguas e crenças diversas. Akil, da etnia mandinga, é um mulçumano intelectual com conhecimentos diversificados. O outro protagonista, Obadelê, da etnia iorubá, é um forte guerreiro da capoeira.
“Mandinga é um game que traz informação e reforça a cultura brasileira, trazendo a memória para que as pessoas se recordem das nossas raízes. Queremos que o jogo toque as pessoas nesse sentido, de fazer elas conhecerem, se identificarem e defenderem a história cultural do Brasil”, afirma Philippe Lepletier.
A ideia da criação de Mandinga teve início no começo de 2018, mas o desenvolvimento completo do jogo se deu em dois anos. A equipe foi formada por seis profissionais que trabalharam à distância. O game foi feito com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), e já está disponível para compra por meio da plataforma Steam.
Fundado em 2013 por Philippe Alves Lepletier, o Uruca Game Studio é um estúdio independente localizado em Brasília. A empresa já fez títulos para várias plataformas e tem, como objetivo, criar jogos encantadores e inovadores, explorando novos tipos de jogabilidade que podem fornecer novas experiências interativas e revolucionárias.
“A Uruca Game Studio veio produzindo jogos com temáticas brasileiras desde o lançamento do jogo Banzo: Mark of Slavery”, revela Philippe Lepletier. “Começamos a gostar de contar essas histórias escondidas da cultura brasileira. Histórias que são ensinadas para a gente nas escolas, mas que não ganham reforços na mídia pop de hoje em dia e acabam se perdendo, se esquecendo”, completa.
Serviço
Mandinga – A Tale of Banzo
Compre: na plataforma Steam
Site oficial: http://www.urucagames.com.br