Gama terá aplicativo para população conversar com gestores
Lançamento da ferramenta gratuita está previsto pra abril
Com cerca de 150 mil moradores, o Gama, no Distrito Federal, será a Região Administrativa que vai inaugurar o projeto Cidade Inteligente, que consiste na inserção de um aplicativo para que a comunidade possa alertar as demandas da comunidade.
A ferramenta, que será gratuita e poderá ser baixada em aparelhos Android ou IOS, será lançada em abril. O objetivo do produto é facilitar o acesso da população aos gestores da cidade e permitir que os cidadãos apontem problemas e/ou possíveis soluções.
Chamado de GDF+, o aplicativo é fruto de uma parceria celebrada entre o Instituto de Desenvolvimento, Inclusão Social e Cultural (IDISC) com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do DF (SECIT). A ferramenta utiliza o sistema MGVO2, que tem como foco o uso da geolocalização, o que permite que o administrador da região, possa verificar a manifestação do cidadão, exatamente no local onde ele pontuou o fato.
“A ideia é que essa metodologia de gestão governamental eletrônica seja um auxílio na formulação de políticas públicas de cada região do DF, mas inicialmente, começaremos pelo Gama”, explica Alexandra Leite, coordenadora geral do IDISC.
E completa: “Ter a participação da população será essencial para promover a melhoria da qualidade de vida. Por meio do aperfeiçoamento de tecnologias é possível trabalhar com soluções técnicas para resolver todas as demandas”, pontua.
Ainda segundo Alexandra, a expectativa desse aplicativo é de que outros Estados, Cidades ou Municípios possam adquirir e implementar o sistema.